Please use this identifier to cite or link to this item: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8650
Title: Considerações sobre a Correlação entre Religião e Violência
Other Titles: Reflections on the Correlation between Religion and Violence
Consideraciones acerca de la Correlación entre Religión y Violencia
Authors: Luz, Marcelo da
Keywords: Assistência
Hermenêutica
Religião
Violência
Assistance
Hermeneutics
Religion
Violence
Asistencia
Hermenéutica
Religión
Violencia
Issue Date: Jul-2008
Publisher: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
Abstract: Este artigo propõe-se a analisar o nexo entre religião e violência – duas realidades idealmente opostas, contudo inexoravelmente unidas pelos fatos da História. Após elaborar o conceito e construir uma tipologia da violência religiosa, o autor discorre sobre as possíveis variáveis envolvidas nos conflitos religiosos. Entre essas variáveis, recebe destaque o problema da violência subjacente aos livros sagrados das religiões. A fé no conteúdo desses livros qual verdade absoluta e a necessidade de sua defesa contra eventuais dissidentes são apontadas pelo autor como os fatores originários da violência religiosa. O autor conclui não ser a violência elemento apenas tangencial à manifestação religiosa, mas parte intrínseca da mesma.
Description: Uma das mais características atribuições dadas à religião é o seu determinante papel na pacificação do coração humano. Na origem das maiores tradições religiosas está a pregação de valores sublimes – amor, perdão, paz e fraternidade universal, entre outros. No entanto, essas mesmas tradições são, paradoxalmente, protagonistas de grande parte dos conflitos bélicos da sangrenta História da humanidade. Um sério problema se estabelece: a religião, ainda a maior escola assistencial do planeta, é, ao mesmo tempo, fator desencadeante de violência e conflito.
URI: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8650
ISSN: 1415-5125
Appears in Collections:Vol 12 - N. 3 - 2008

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Considerações sobre a Correlação entre Religião e ViolênciaConsiderações sobre a Correlação entre Religião e Violência229.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.