Please use this identifier to cite or link to this item: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8540
Title: Perspectivas Experimentais em Parapsicologia: Caminhos a Serem Explorados em Conscienciologia
Other Titles: Experimental Perspectives on Parapsychology: Ways to Be Explored in Conscientiology
Perspectivas Experimentales en Parapsicologia: Caminos a Ser Explorados en Conscienciologia
Authors: Freire, Ronald Bastos
Keywords: Ceticismo
Conscienciologia
Parapsiquismo
Pesquisa Científica
Conscientiology
Parapsychism
Scientific Research
Skepticism
Ceticismo
Concienciología
Parapsiquismo
Pesquisa Científica
Issue Date: Jul-2010
Publisher: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
Abstract: Este trabalho foi elaborado a partir de reuniões do voluntariado administrativo da revista Conscientia, quando se percebeu a necessidade de modernizar sua estrutura de modo que a mesma pudesse ser qualificada e veiculada a um público mais amplo. Com o interesse na atualização daqueles que se dedicam à pesquisa em Conscienciologia, foi feita uma análise crítica sobre o que se divulgou nas últimas décadas em torno do assunto “parapsiquismo” a partir de outras linhas do conhecimento. Esta revisão foi estruturada a partir da compilação de 35 publicações consultadas entre 2009 e 2010, das quais 22 eram artigos de periódicos, 11 livros e dois trabalhos exclusivamente difundidos na Internet. As abordagens contidas nessas publicações nortearam a divisão temática do artigo em: (a) conceitos de paranormalidade; (b) ceticismo; (c) experimentos em neurofisiologia; (d) situação atual; e (e) novos caminhos a serem explorados. A análise crítica das publicações consultadas levou à identificação de aspectos polêmicos, ou ainda não explorados, e permitiu sugerir possíveis caminhos a serem abordados pelo conscienciológo pesquisador. Dentre os 35 trabalhos estudados, 13 (37%) foram favoráveis à extrafisicalidade, sendo seis trabalhos veiculados em periódicos científicos (17%) e sete em livros (20%). Foi possível concluir ser necessário publicar boa ciência (esclarecedora, cosmoética e não dogmática), estruturada em abordagens de ponta que visem à atualização e o melhor entendimento sobre o que se pretende estudar. Finalmente, foram sugeridas a quantificação e o registro coordenado das experimentações, fundamentais para suprir a urgente necessidade de ampliação do número de publicações pró-conscienciais nos veículos de difusão científica.
Description: A presente revisão foi originada de uma compilação bibliográfica sobre pesquisas em Parapsicologia. O objetivo foi o de dar uma visão de como as vivências extrafísicas vêm sendo tratadas na atualidade, principalmente fora da Conscienciologia, evidenciando as características mais importantes sobre 35 trabalhos publicados ao longo das três últimas décadas por parapsicólogos e contrapositores céticos de todo o mundo.
URI: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8540
ISSN: 1415-5125
Appears in Collections:Vol 14 - N. 3 - 2010

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perspectivas Experimentais em Parapsicologia_Caminhos a Serem Explorados em Conscienciologia.pdfPerspectivas Experimentais em Parapsicologia: Caminhos a Serem Explorados em Conscienciologia317.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.