Please use this identifier to cite or link to this item: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8523
Title: Longevidade Útil – Uma Abordagem Proexológica
Other Titles: Useful Longevity – A Proexologic Approach
Longevidade Útil – Un Abordaje Proexológico
Authors: Tenius, Beatriz
Keywords: Envelhecimento
Longevidade
Meia idade
Proexologia
Quarta idade
Terceira idade
Aging
Fourth age
Longevity
Middle age
Proexology
Third age
Envejecimiento
Longevidad
Mediana edad
Proexología
Cuarta edad
Tercera edad
Issue Date: Oct-2008
Publisher: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
Abstract: A evolução do prolongamento da vida humana, a partir da segunda metade do Século XX, tem apresentado importantes repercussões sociais, econômicas e previdenciárias, entre outras. Este trabalho visa apresentar um estudo exploratório do universo abrangido pelo envelhecimento populacional a partir da bibliografia disponível sobre o assunto, ao mesmo tempo em que aponta a congruência entre o materpensene da Proexologia e a construção de metas evolutivas para o aproveitamento desta nova etapa da vida humana – os anos ganhos com a expansão da expectativa de vida. Finalmente, levanta algumas hipóteses para encaminhar a pesquisa dentro desse tema e conclui não haver ainda a cultura da valorização ou do aproveitamento útil da última fase da vida.
Description: Em nenhuma outra época da humanidade se viveu por tantos anos. A partir de meados do Século XX, o aumento continuado da expectativa de vida fez crescer o contingente de pessoas idosas em todas as partes do mundo, trazendo no seu bojo uma problemática totalmente nova: o que fazer para o aproveitamento produtivo da atual expansão da vida humana, a qual, em média, chega a ser 30 anos mais longa em relação ao início do Século XX?
URI: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/8523
ISSN: 1415-5125
Appears in Collections:Vol 12 - N. 4 - 2008

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Longevidade Útil – Uma Abordagem Proexológica.pdfLongevidade Útil – Uma Abordagem Proexológica241.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.