Please use this identifier to cite or link to this item: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/7759
Title: Pensamento Sistêmico e Trabalho em Equipe Multidimensional nos Cursos ECP2 e ECP3
Other Titles: Systemic Thinking and Multidimensional Team Work in ECP2 e ECP3
Pensamiento Sistémico y Trabajo en Equipeo Multidimensional en los cursos ECP2 y ECP3
Authors: Oderich, Cecília
Keywords: Cursos de campo
Multidimensionalidade
Sistemas
Field courses
Multidimensionality
Systems
Cursos de campo
Multidimensionalidad
Sistemas
Issue Date: Oct-2011
Publisher: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
Abstract: O presente artigo objetiva apresentar ideias norteadas pelo pensamento sistêmico sobre o trabalho em equipe nos cursos ECP2 e ECP3. Com base em conceitos da Teoria Geral dos Sistemas, associados à experiência da autora, constatou-se que nos cursos de campo conscienciológicos é possível vivenciar e analisar alguns aspectos da visão sistêmica multidimensional, através de algumas características: das partes para o todo da metáfora mecânica para a quantidade e para a qualidade. Igualmente foram identificadas características do ambiente de equipes: planejamento participativo, cosmovisão, visão da interdependência, multifuncionalidade, valência, competência interpessoal, reconhecimento seguido da resolução de conflitos e liderança. Por fim, foram analisados aspectos práticos do processo do curso: acoplamento com a equipe extrafísica (equipex), arrumação do salão, reuniões e definição das funções, blindagem assistencial, feedback, ritmo do campo e manutenção da ortopensenidade e da disponibilidade assistencial. A partir deste estudo, percebe-se a importância da visão sistêmica para o aprimoramento e aproveitamento dos cursos.
Description: O pensamento sistêmico tem origem no desenvolvimento científico da Teoria Geral dos Sistemas, que utiliza a metáfora do organismo vivo para analisar os sistemas, subsistemas e suas relações.
URI: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/7759
ISSN: 1415-5125
Appears in Collections:Vol. 15 - N. 4 - 2011

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pensamento Sistêmico e Trabalho em Equipe Multidimensional nos Cursos ECP2 E ECP3.pdfPensamento Sistêmico e Trabalho em Equipe Multidimensional nos Cursos ECP2 E ECP3281.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.